Sempre digo que o bom tradutor para dublagem também precisa conhecer o processo da dublagem em si para poder executar o seu próprio trabalho da melhor forma. Lá em 2016, em um dos primeiros posts aqui do blog (confira aqui!), dei dicas de documentários que mostram o funcionamento cotidiano da dublagem nos estúdios para que os interessados na área começassem a se familiarizar.

Muito tempo se passou e, obviamente, novos documentários surgiram nesse meio tempo internet à fora. Assim, para o post de hoje, separei mais quatro documentários muito bacanas e feitos com muito carinho, de forma a homenagear esse universo tão fantástico e seus diversos profissionais. Bora conferir?

Sem mais delongas, fique com os documentários indicados e aguardo o seu comentário pra continuarmos a nossa interação, hein? Qual desses você mais gostou? Grande abraço e até o próximo post! 😉

Dubla + Atores: o loop da dublagem

Contando com profissionais renomados do mercado de dublagem como Guilherme Briggs, Selma Lopes, Sérgio Stern e Wirley Contaifer, este documentário nos mostra as vivências desses profissionais e a importância da dublagem no nosso país. É um vídeo muito especial, pois conta com a participação de Waldyr Sant’anna, um dos grandes mestres da nossa versão brasileira que, infelizmente, não se encontra mais entre nós. Não deixe de conferir! =)

Versão brasileira: um documentário sobre dublagem

Este documentário de quase meia hora de duração é um grande tributo à dublagem brasileira. Conta com entrevistas e participações de dubladores fantásticos como Phillipe Maia, Marcos Souza e Ricardo Schnetzer. Os entrevistados contam sobre suas carreiras e também questões contemporâneas desse ramo, como o aquecimento do mercado de dublagem ano após ano.

Um diferencial interessante dessa produção é que, ao final, telespectadores são questionados se preferem assistir à produções dubladas ou legendadas, cada um com a sua justificativa, além de contar uma homenagem ao talentoso dublador Caio César que, infelizmente, nos deixou prematuramente em 2015.

O Universo da Dublagem

Produzido pela F5 Produções, o documentário O Universo da Dublagem nos apresenta o ramo da dublagem e conta com profissionais de algumas das várias funções do ramo, como Hermes Baroli, Gilberto Baroli, Tiaggo Guimarães e a fonoaudióloga, Gabriela Oliveira. Cada um com sua experiência nos revela um pouco mais sobre esse universo tão rico e ainda desconhecido por muitos. São 15 minutos recheados de informações. =)

A Evolução da Dublagem e as Animações

Por fim, mas não menos importante, tenho o prazer de dizer que, este ano, eu tive a oportunidade de participar de um documentário mais do que especial abordando diversas questões referente ao universo das animações e da dublagem delas no nosso país ao longo do tempo. Muito obrigado ao Artur Sendra pelo convite! =)

Além de mim, o documentário contou com diversas outras personalidades do mundo da dublagem, como Dilma Machado (dubladora e tradutora para dublagem), Diogo Jovi (jornalista, ator e dublador), Ricardo Schnetzer (ator e dublador) e Anton Vasconcellos (ator e dublador), além de ser filho do grande dublador Jorge Vasconcellos, o inesquecível Macaco Louco de As meninas super poderosas.

Cada um de nós compartilhou um pouco das nossas vivências na dublagem e também explicou o funcionamento e a evolução da área como um todo com um foco principal nas animações, e o resultado ficou muito legal. Confere aí! 😉

Paulo Noriega

Sou autor do blog Traduzindo a Dublagem e tradutor atuante nas áreas de dublagem e editorial. Amo poder compartilhar meu conhecimento a respeito do universo da dublagem e da tradução para dublagem. Seja bem-vindo a este fascinante universo!

3 Comentários

Cármen Lutcha

30 de novembro de 2018

Paulo, adorei conhecer seu blog. Bem realizado e os vídeos são muito bem produzidos. Parabéns!

    Paulo Noriega

    1 de dezembro de 2018

    Oi, Cármen! Fico muito feliz com o seu comentário! =) Espero que continue por aqui!

    Paulo Noriega

    4 de dezembro de 2018

    Fico muito feliz, Cármen. Obrigado. =)

Deixar comentário

Deixe um comentário